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Etapas para uma campanha de marketing digital bem-sucedida

17/02/2020 - Por Clique Bahia

elutante em criar uma campanha de marketing digital porque você acha que será muito demorado ou caro? Na verdade, umacampanha de marketing digital planejada e organizada com rotação por diversos sites segmentados não é difícil de coordenar, não precisa custar muito dinheiro e pode gerar tráfego e vendas mais rapidamente do que o SEO (Search Engine Optimization). É preciso um pouco de pesquisa e um sólido conhecimento do seucliente-alvo , mas você pode planejar e implementar um simples plano de marketing on-line no espaço de um dia dedicado.

Segue um plano de marketing digital em cinco etapas. Ao executar a ação após cada etapa, você criará rapidamente um plano de marketing on-line que pode ser implementado imediatamente e começará a colher sucessos de vendas.

 

Plano de marketing on-line em cinco etapas

Etapa 1 – Defina seu cliente

Definir seu cliente é tão importante quanto escolher ou criar seus produtos ou nomear seus negócios. Se você ainda não fez umplano de marketing, precisará fazer este exercício.

Se você já definiu seu cliente ideal em seu plano de negócios, pule para a Etapa 2.

Ação:responda a essas perguntas da maneira mais honesta possível. Em outras palavras, não projete suas expectativas ou esperanças nelas. Como é realmente o seu cliente sólido e perfeito?

    • Meu cliente perfeito é homem ou mulher?
    • Meu cliente perfeito trabalha fora de casa ou em casa?
    • Qual é o perfil de trabalho do meu cliente perfeito – executivo, gerente, trabalhador, empreendedor, pai que fica em casa, etc.
    • Qual é a renda familiar líquida do meu cliente perfeito?
    • Qual o nível de educação que meu cliente perfeito possui?
    • Meu cliente perfeito tem espaço no orçamento de gastos do meu produto / serviço em uma única vez, ocasional ou constantemente?
    • Como meus clientes perfeitos usam meu produto / serviço – eles o compram para si ou para oferecer?
  • Meu cliente perfeito gasta muito tempo ou pouco tempo online?
  • Onde meu cliente perfeito procura meu produto / serviço? Online e em locais físicos?

Depois de responder a todas essas perguntas, você deve ter uma boa idéia de onde começar a procurar colocar sua mensagem e como escrever sua cópia.

Etapa 2 – Escolha seus alvos

Agora, onde você vai postar seus anúncios? Um esforço coordenado em vários sites e locais comumente frequentados por seus clientes é a campanha de marketing mais eficaz. Se você for visto em vários lugares, sua visibilidade e mensagem retida serão muito mais fortes.

Sites complementares que você pode ajudar a promover de forma cruzada para seus visitantes, que também o verão lá, fornecerão um excelente reforço à sua mensagem. Sites específicos de férias que são bem promovidos são excelentes áreas a serem consideradas.

A publicidade Pay-Per-Click (PPC) é outra consideração para sua campanha de marketing. Se você é novo no PPC, mantenha-se em lugares que permitem definir limites para as despesas diárias. O Google AdWords é um bom exemplo. Isso também ajudará você a experimentar e determinar as palavras-chave mais eficazes, prestando muita atenção às estatísticas da campanha PPC.

Depois, há as redes de mídia social; todos os conhecidos oferecem sua própria publicidade. Vejo:

  • Noções básicas sobre anúncios no Facebook
  • Publicidade no Instagram
  • Anúncios do Pinterest: um guia simples
  • Introdução aos anúncios do Twitter

Ao considerar um site, rede demídia social ou boletim informativo para o seu anúncio, observe fatores como tráfego, posicionamento do mecanismo de pesquisa, links externos (quantos lugares o vinculam), qualidade dos anúncios atuais e tipos de mensagens que são apresentados nos anúncios atuais.

  • Já existem muitos concorrentes anunciando por lá?
  • Apublicidade éde natureza complementar ao seu negócio?
  • Os anúncios não estão completamente relacionados à sua empresa e ao tráfego pretendido do site?

Essas são dicas para medir o melhor ajuste da sua mensagem ao tráfego do site.

Monitore suas taxas de conversão

As taxas de conversão são uma importante ferramenta de medição. O que exatamente você deseja medir para determinar o sucesso de sua campanha de marketing? São ordens de venda? Assinantes da newsletter? Downloads do seu e-book grátis?

Umataxa de conversãoé o número de cliques necessários para atingir sua medida desejada. Portanto, se sua página tiver 1000 hits, 14 cliques e uma venda por dia, sua taxa de conversão será de 1:14 ou 7,1%. Em outras palavras, 7,1% dos cliques estão gerando uma venda durante esse período.

O monitoramento rigoroso de suas taxas de conversão informará rapidamente o que está funcionando e o que não está. Não hesite em ajustar ou modificar seus anúncios, se necessário. Este é um processo em constante movimento até encontrar o melhor ajuste. Lembre-se também de que um anúncio pode funcionar de maneira excelente em um lugar, mas não em outro.

 

Fonte e imagem: https://clickbahia.com.br/etapas-para-uma-campanha-de-marketing-digital-bem-sucedida/